5.03.2012

Pensar na morte pode ser bom para você


Longe de encorajar pensamentos suicidas, a ciência mostra que lembrar que “o fim é inevitável” pode impulsionar a sua vida

Ninguém gosta de pensar sobre o assunto, mas o fato é que um dia não estaremos mais aqui. E, segundo a ciência, refletir sobre a nossa condição de “mortais” pode nos estimular (tanto de forma consciente quanto inconsciente) a buscar uma vida melhor.

 

Existe uma teoria chamada “Teoria do gerenciamento do medo” que afirma que ter consciência de que a morte é inevitável motiva as pessoas a buscarem identificação em causas “maiores” do que elas. Por exemplo, ao ter noção de que um dia você não estará mais aqui, você pode pensar em escrever um livro, para deixar uma mensagem para as próximas gerações, ou criar uma organização filantrópica. A ideia é que, ao ver como somos limitados, somos estimulados a superar essa condição, de formas alternativas.

O cientista da Universidade de Missouri, Kenneth Vail, usa como exemplo o atentado de 11 de setembro. “As pessoas ficaram tocadas pela violência do atentado e lembraram como suas vidas eram frágeis. O fato teve inúmeras conseqüências ruins, mas pesquisas mostraram que ele também levantou valores como esperança e vontade de mudar”, explica.

A consciência da morte também tem vantagens “a curto prazo”. Uma pesquisa publicada na revista Personality and Social Psychology Review mostra que, quando tem essa noção, os indivíduos cuidam melhor da saúde e buscam viver com mais calma.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

TOP POSTS